sexta-feira, 26 de junho de 2009

Todos contra essa droga que é a droga!




Bom pessoal, hoje dia 26/junho é o dia internacional contra as drogas, sabe aquela coisa que faz mal, e que só prejudica as pessoas? Pois é essa mesma que eu to falando. Então vamos falar um pouco sobre elas.
Se fosse faz parte desse grande pessoal que conssome esse tipo de coisa, preste atenção, e você que não consome, também vale a pena ver.


Mas, o que leva um adolescente a usar drogas?
As causas são muitas: a solidão, a falta de formação, as más companhias, as decepções, os desentendimentos com os pais e outros desconfortos de uma sociedade injusta e excludente. Nesta situação, as drogas podem se apresentar ao adolescente como a solução dos problemas que o aflige. É uma triste ilusão!

O que fazem para conseguirem a droga?
Eles mentem, roubam. O fracasso e o medo invadem sua vida e o espírito fica em pedaços.

O que eles fazem para se afastarem das drogas?
Não achando a saída para o seu problema, passam algumas vezes até a pensarem no suicídio. Um exemplo disso é esse depoimento dado por Percy Partrick, dependente de drogas. Ele se suicidou e endereçou uma carta emocionante alertando os jovens.
~>Se alguém lhe oferecer algum tóxico, demonstre ser mais homem do que eu fui. Não se deixe tentar, por nenhuma razão, e saiba responder com um "não".
Talvez você encontre "amigos" que lhe ofereçam gratuitamente um pouco da coisa (droga) para depois, sucessivamente, fazer você pagar por ela. No princípio o preço é reduzido, mas quando perceberem que você se tornou viciado (dependente), aumentarão os preços. Não esqueça que a mesma pessoa que lhe vendeu a maconha, terá, em reserva para você, também a heroína.
E tudo isso, por quê? Não certamente pela sua felicidade, mas para obter dinheiro.
A droga pode oferecer momentos de felicidade, mas a cada um destes momentos corresponde um século de desespero que jamais poderá ser apagado. A droga destruiu todos os meus sonhos de amor, as minhas ambições e a minha vida no seio da família
.<~


O que fazer?
A dependência pode ser detida. Não há nada de vergonhoso em ser um dependente, desde que este tome consciência de sua situação, deixe de justificar seu comportamento, se preocupe com o seu bem-estar e comece a agir positivamente.
A terapia ocupacional. Deve-se descobrir o que o dependente de drogas gosta de fazer (habilidades manuais, fotografia, dança, esportes...). Com estas ocupações surgirão em sua vida outros interesses e outras formas de realização que o ajudarão a recuperar a auto-estima perdida.
Desenvolver as forças interiores. São as qualidades positivas que todos nós possuímos, e que, no caso dos dependentes, ajudam na recuperação. Esse trabalho deve ser feito com acompanhamento de psicólogos e educadores.
A violência não recupera ninguém. Devemos evitar de rotular os dependentes de drogas com frases como: Uma vez viciado, sempre viciado. Contudo, a experiência mostra que quanto maior for o tempo do vício, mais difícil é a recuperação.

Gente lembre-se sempre que as drogas não levam a nada, que só te prejudicam. Considere a droga uma INIMIGA MORTAL.
Taí meu recado...BeijOs

Um comentário:

Anônimo disse...

taí um recado legal!!!